Just another free Blogger theme

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A cultura e suas manifestações devem ser acessíveis a todos os públicos, em seus lugares de exposição, como museus e centros culturais.

O acesso do público especial (deficientes físicos, terceira idade e deficientes intelectuais) aos centros culturais da cidade de São Paulo se tornou evidente em decorrência do requisito obrigatório que a Secretaria de Cultura pede a estes espaços, mas também através de iniciativas de ONGs e dos próprios centros, que buscam aproximar este público por meio de ações específicas, para atender ao público especial.



Um destes espaços culturais que cedem tanto o local quanto uma programação direcionada a este tipo de público é o MIS (Museu de Imagem e Som), localizado em São Paulo. Reconhecido como um dos melhores centros de diversificação cultural do Brasil, o museu tem ativações e atividades voltadas tanto para o público de terceira idade, quanto para pessoas com necessidades especiais (deficiência física e/ou intelectual). O Coordenador de Comunicação e Educação, Guilherme Pacheco, relata a importância dessas ações: “O VivaMis, por exemplo, é uma ação à terceira idade que tem pouco tempo e que está aos poucos sendo implementado e conquistando e legitimando o público. Isto também funciona como uma ferramenta de quebrar preceitos.” Pacheco também explica que o Museu atende à acessibilidade e também prepara programações especiais: “O Museu fornece toda uma estrutura a todas as necessidades que existem no público que vem. Exposições sonoras para deficientes visuais, excursões de ONG’s com público de deficiência intelectual. É um planejamento de pouco tempo de implementação, ainda está no primeiro semestre. Mas já sinto, vagarosamente, uma adesão”.

A adesão deste público se desenvolve de maneira gradual, sem impacto imediato. No entanto, como conta o designer e portador de cadeira de rodas Thiago Centras: “Aqui (MIS) é um espaço que consegue nos agradar e nos trazer pra perto. Que desenvolve ações direcionadas, mas que também possuí uma gama grande para todos. É importante e deve ser contínuo”.
Categories:


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque volutpat volutpat nibh nec posuere. Donec auctor arcut pretium consequat. Contact me 123@abc.com

0 comentários:

Postar um comentário