Just another free Blogger theme

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Adeptos se aproximam em busca de qualidade de vida e se apaixonam pelo movimento

Selo cruelty free utilizado em produtos que não testam em animais/ Foto: (internet)


Restaurantes afirmam que a procura por cardápios vegetarianos estritos (os que respeitam o estilo de vida vegano) está 4 vezes maior que há 5 anos atrás. Apesar de não haver dados que especificam o crescimento do interesse populacional no estilo de vida, Ongs e mercadores afirmam que a procura está cada vez maior.

Luciana Loureiro, 22 anos, tem amor pelos animais desde pequena. Em casa, 5 cachorros, 1 papagaio e 3 gatos, todos adotados, mostram seu carinho pelos bichos. A busca pela qualidade de vida levou-a a adotar a dieta vegetariana, que consiste em abandonar qualquer alimento que seja produzido com material animal.

Assim, o amor que foi crescendo cada vez mais, hoje se transformou em ativismo. “Comecei participando de pequenos eventos, protestos, trabalhos voluntários junto à Ongs, e quando fui ver, estava apaixonada pelo movimento, comecei a cursar veterinária na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e hoje não perco a oportunidade de ajudar um bichinho”, conta Luciana.

De acordo com Bruno Azambuja, um dos organizadores da Ong Veddas (Vegetarianismo Ético, Defesa dos Animais e Sociedade), “o movimento de ativismo vegano no Brasil ainda é pequeno se comparado à Europa, mas está crescendo cada vez mais, graças ao trabalho que a Veddas e outras Ongs fazem”.

A Veddas existe desde 2005 e trabalha para promover a defesa dos direitos dos animais e difundir os argumentos em favor de uma alimentação e estilo de vida livres da exploração animal, através de filmes, protestos, e participação em feiras veganas.

Existem quatro salas de cinema que a Veddas administra, localizadas em Natal (RN, Fortaleza (CE), Sorocaba e São Paulo (SP), o projeto roda filmes que abordam o tema vegano. “O CineVeddas passa filmes de reflexão, documentários, [...] o objetivo não é chocar, e sim sensibilizar as pessoas, levar elas a refletir sobre o consumo e a exploração de animais”, afirma Azambuja.

Quer se juntar à causa?
O ativismo vegano vem crescendo cada vez mais, as feiras que abordam o tema e eram realizadas apenas de 2 a 4 vezes por ano em 2010, hoje podem acontecer até 6 vezes em um único mês só em São Paulo.

O apresentador de TV João Gordo, começou adotando o vegetarianismo há 13 anos, e agora está tentando se enveredar para o veganismo, para quem quer adotar o estilo ele dá a dica: “Acho que você não se torna punk sem experimentar o rock primeiro, assim como não dá pra ser vegano sem ser vegetariano, o melhor é começar com calma e ir se jogando aos poucos”, declara.

João Gordo, apresentador de TV, youtuber e ativista vegano

Quer adotar esse estilo de vida? A nutricionista especialista em dietas vegetarianas, Mari Nascimento explica como:

Categories:


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque volutpat volutpat nibh nec posuere. Donec auctor arcut pretium consequat. Contact me 123@abc.com

0 comentários:

Postar um comentário